Ken Robinson, em palestra para a TED, uma ONG que tem as iniciais de Technology, Entertainment, Design.
Ken Robinson (Sir) é genial. Por que? Porque jamais vi um britânico com senso de humor igual!!!
Quanto à sua palestra "As escolas matam a criatividade", de 2006 (link aqui), é imperdível. Mas discordo um pouco dessa afirmação.
Dois mitos precisam ser demolidos: I. os maiores gênios tinham dificuldade com a escola, logo, a escola tolhe a genialidade (e a criatividade); II. a escola precisa ser um lugar de produção de criatividade.
Em minha modesta, rude (raro!) e sintética opinião, os gênios mais populares da humanidade enfrentaram inúmeros fatores antes de se tornarem geniais, e a restrição da escola, na imposição de aprendizados e regras, algumas vezes esteve presente.
Há uma certa contradição, nessa palestra. Em um dos exemplos citados, uma aluna com dificuldades se tornou exímia bailarina e genial coreógrafa: foi para uma escola de dança. Mas duvido que tenha deixado de ir às aulas de Matemática.
A escola impõem muitas coisas: saberes, horários, comportamentos... Mas..., acredito eu..., as mentes criativas não só aprendem com isso, mas vão além disso. Literalmente, vão além! Se uma escola condena as "viagens" de seus alunos, aí sim, comete um crime! E devaneios, sonhos, projetos existem. Inevitavelmente. Daí a dar um certo peso de importância e legalidade à livre criação dentro de um contexto de aprendizado, no momento em que o(a) professor(a) ensina, é outra conversa.
A verdade é que nem todos serão gênios, mas, desde que suas mentes estejam preparadas para superar o existente, acho que todos podem ser criativos. Para isso, contudo, na imensa maioria das vezes, é preciso dominar muito bem o que já existe.
Quanto à sua palestra "As escolas matam a criatividade", de 2006 (link aqui), é imperdível. Mas discordo um pouco dessa afirmação.
Dois mitos precisam ser demolidos: I. os maiores gênios tinham dificuldade com a escola, logo, a escola tolhe a genialidade (e a criatividade); II. a escola precisa ser um lugar de produção de criatividade.
Em minha modesta, rude (raro!) e sintética opinião, os gênios mais populares da humanidade enfrentaram inúmeros fatores antes de se tornarem geniais, e a restrição da escola, na imposição de aprendizados e regras, algumas vezes esteve presente.
Há uma certa contradição, nessa palestra. Em um dos exemplos citados, uma aluna com dificuldades se tornou exímia bailarina e genial coreógrafa: foi para uma escola de dança. Mas duvido que tenha deixado de ir às aulas de Matemática.
A escola impõem muitas coisas: saberes, horários, comportamentos... Mas..., acredito eu..., as mentes criativas não só aprendem com isso, mas vão além disso. Literalmente, vão além! Se uma escola condena as "viagens" de seus alunos, aí sim, comete um crime! E devaneios, sonhos, projetos existem. Inevitavelmente. Daí a dar um certo peso de importância e legalidade à livre criação dentro de um contexto de aprendizado, no momento em que o(a) professor(a) ensina, é outra conversa.
A verdade é que nem todos serão gênios, mas, desde que suas mentes estejam preparadas para superar o existente, acho que todos podem ser criativos. Para isso, contudo, na imensa maioria das vezes, é preciso dominar muito bem o que já existe.
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