terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

De onde vem algo mais criativo (PARTE 1)

Autor: Raid71, designer britânico ("remixado" pelo estudante chinês)

Esta é a primeira parte de como podemos fazer algo mais criativo. Vamos lá:

1) Deus criou, o homem modificou: "tudo é remix"
Antes de ter uma idéia original, pense que alguém já imaginou algo semelhante. No site "Everything is a Remix" (aqui, no YouTube), é possível assistir cenas de "Indiana Jones" idênticas a filmes anteriores. E por mais que tenhamos uma essência divina de criação, não existe apenas e exclusivamente uma pessoa no mundo dotada de poderes criativos. A imagem acima, criada pelo designer Raid71, foi aprimorada por um estudante chinês e postada no Twitter, e ganhou o mundo com o falecimento de Steve Jobs. Aproveitar uma idéia também é criatividade. Não é mesmo, Spielberg?

2) "Think different"... ou melhor: "Visualize tudo diferente"
Tanto a maçã da Apple Computers, que originalmente tinha Isaac Newton em seu logotipo, quanto o famoso slogan, foram criados por agências de publicidade. A idéia original era que o computador fazia cálculos, e a imagem de "cálculo da natureza" estava associada à imagem de Newton. E a figura prosaica da maçã, com uma simples mordida, é tão comum quanto comer uma fruta no café-da-manhã. Mas não na visualização de uma empresa inovadora: a causa da descoberta das leis da física estava no que uma maçã pode causar, e seu impacto. Uma mordida muda tudo! (E, biblicamente, como mudou: o homem comeu da fruta da árvore do conhecimento). Visualize tudo de maneira diferente!

3) Idéias certas, no momento certo, com solução lucrativa
Poucos sabem que a Bolsa de Valores está associada tanto ao sucesso de Thomas Edison (que não foi o inventor da lâmpada, mas quem a fez com um filete incandescente em um bulbo sem oxigênio) quanto de Bill Gates (que teve seu sistema operacional desenvolvido em conjunto com, nada mais, nada menos, que Peter Norton - aquele, do famoso antivirus). O primeiro, estava passando por perto da Bolsa de NY quando se ofereceu para consertar uma máquina que havia quebrado: ele a desenvolveu e a automatizou, eliminando o fator humano, e ganhou dinheiro para investir em suas invenções. O segundo, desenvolveu uma planilha eletrônica, EXCEL, que passou a ser usada no lugar de contas e análises manuais, e ajudaram executivos a ganhar milhões. Se quiser ter uma ótima idéia, pense em modificar algo e no quanto outros irão lucrar com isso!

4) Superposição de realidades
Ainda falando de APPLE, e Jobs, o maior sucesso dos computadores pessoais (falem o que quiser!) vem do fato de apontar um cursor visual, que se desloca em duas dimensões, ao invés de ser deslocado linearmente pelas setas do teclado, e dele ser capaz de arrastar "objetos" na tela. Não por acaso, um dos elementos centrais dos primeiros computadores portáteis era um aplicativo que permitia desenhar! Ora, isso é transpor realidades! Atualmente, tocamos a tela e arrastamos ícones. Isso é mais do que interagir com uma máquina: é colocar atos humanos cotidianos, e tão comuns, em um "ambiente" novo. Na verdade, nada de novo, correto? Arrastamos folhas de papel em nossas mesas todos os dias. Mas quando temos à nossa frente a possibilidade de fazer isso de maneira diferente, em uma realidade modificada, é com a pura criatividade que estamos lidando.

Continua...







0 comentários:

Postar um comentário