É comum a pergunta "quanto tempo você levou para escrever um livro?". A resposta mais comum é: depende. Mas essa não é bem a questão principal (depender de inúmeros fatores).
Quem escreve um parágrafo por dia, com idéias diferentes surgindo a cada 24 horas, pode pensar em escrever um livro, tranquilamente. Quem escreve dois parágrafos por dia, sobre assuntos diferentes, pode começar a escrever um livro sem muita dificuldade. O maior obstáculo, contudo, está em lidar com a criatividade: toda criação é espontânea, embora precise ser burilada posteriormente. E se apegar a detalhes é uma perda de tempo e esforço, se isso acontecer na hora errada.
Como diz Christian Barbosa: "Ai está o maior problema das pessoas que querem escrever seus livros: eles voltam demais no texto" (Link aqui) . Daí, perdem tempo, e a obra pode durar anos, ou nem ser finalizada.
A preocupação com detalhes tolhe a criatividade.
Uma possível solução? Escrever capítulos pequenos, de dois ou três parágrafos, como fez Machado de Assis, em seu primeiro livro: "Dom Casmurro". (Sim, outros dois livros anteriores de Machado foram escritos em forma de folhetins em jornal, em partes e periodicamente.)
*Fonte da imagem: GETTY IMAGES
*Fonte da imagem: GETTY IMAGES

0 comentários:
Postar um comentário