quinta-feira, 8 de março de 2012

Rua que muda de nome


As ruas de nossas cidades mudam de nome, algumas vezes (às vezes mais do que deveriam). Condomínios recém-criados passam por essa experiência, mas os políticos são os maiores responsáveis pela troca dos nomes, em certos endereços.
Conversando sobre isso com um taxista, ele me disse que "Nenhuma rua deveria ter nome de político!".
Respeitando a opinião desse profissional, surgiu a idéia de homenagear pessoas que, realmente, fazem algo pelo ser humano. Como ter salvo uma vida.
Esse é o caso, por exemplo, de Vítor Suarez Cunha, que defendeu um morador de rua que estava sendo espancado no bairro da Ilha do Governador, na cidade do Rio de Janeiro, e, por isso, foi parar no CTI de um hospital.
Aquela conversa gerou a idéia de que uma rua da cidade, que não seja residencial ou comercial, receba o nome de "Rua Decanato...", seguido do nome de uma pessoa que mereça ser lembrado por dez anos, em regra, desde que não desmereça a homenagem, nesse período.
Algumas "ruas" são meramente "administrativas", vias de acesso ou ruas dentro de complexos administrativos, paisagísticos, esportivos, etc., cuja alteração em seu nome não traz (ou não traria) aborrecimentos para ninguém, principalmente porque seria conhecida, apenas, por "Rua Decanato".
Uma idéia criativa [ainda não me acostumei com as "eia's" sem acento] que pode ser implementada em cada cidade, e incentivar o reconhecimento por algo mais essencial do que 15 minutos de fama.

* FONTE DA IMAGEM: http://www.flickr.com/photos/marcopajola/4440071982/

P.S.: No dia seguinte a essa postagem, dia 09/03/2012, saiu uma reportagem no Bom Dia Brasil, da REDE GLOBO, sobre qual o nome de rua mais encontrado no Brasil: "Rua 2"! Isso mesmo!!! Para ter noção de quantas ruas ainda precisam ser nomeadas em nosso país (e uma demonstração de que o Brasil ainda está em construção!). Por sinal, este que vos escreve morou na Rua 15 , em sua infância, antes de ser renomeada para homenagear o padre que construiu uma imensa igreja (maior do que a Matriz) naquele bairro. Mas havia uma Rua 2 no sub-bairro da Morada do Sol, que eu avistava de minha casa, que era o morro preferido pelos garotos para descer de carrinho de rolimã!:)

LEIA MAIS SOBRE CRIATIVIDADE CLICANDO NOS LINKS DOS POSTS ABAIXO:

0 comentários:

Postar um comentário